Como acertar na escolha das cores pra sua casa?

Cores! Sim, um dos grandes segredos para se criar o ambiente que vista como uma luva para as pessoas certamente esta na escolha das cores. Essa tarefa pode ser tanto a mais deliciosa, quanto a mais difícil.  Mas aqui vão algumas dicas pra quem quiser entender mais de como escolhe-las.

01

O princípio das cores são o que chamamos de cores primárias: aquelas que não podem ser criadas, pois já estão prontinhas. São elas o AZUL o VERMELHO e o AMARELO. A partir das misturas dessas cores primárias, obtem-se as cores secundárias, como exemplo o VERDE que é a mistura do AZUL com o AMARELO. E por fim, temos as cores terciárias, que podem ser misturas de cores secundárias com cores secundárias, ou secundárias com primárias.

As cores BRANCO e PRETO são aquelas que darão a tonalidade da cor: CLARA ou ESCURA.

02

Ok, até aqui facinho, belezinha, mas como saber a forma mais harmônica de se criar um esquema de cores para um ambiente? Bem, existem algumas técnicas para se compor uma paleta de cores bem eficiente que ajudam na hora de escolher como colorir.

  Monocromático:

Essa técnica usa tom sobre tom para compor o ambiente e usa o branco e o preto para clarear ou escurecer a cor. É uma escolha que costuma agradar muito quem tem a personalidade mais séria, perfeccionista e rígida.

04

03

  Análogo:

Para se criar um esquema de cores análogas, usa-se as cores que estão lado a lado na roda de cores. Alguns exemplos são o AMARELO com o VERDE e/ou o LARANJA; o AZUL com o VERDE e/ou o ROXO.  Essas combinações sugerem calma no ambiente, e as combinações são geralmente muito alegres e confortáveis.

005

06

   Contraste:

O contraste é usado quando se quer uma pitada de drama no ambiente. Usa-se cores contrastantes como AMARELO e PÚRPURA. Esse tipo de combinação injeta energia no ambiente , e agrada pessoas com personalidades ativas, energéticas, e vibrantes.

08

7

   Complementares:

Por fim, temos o esquema de cores complementares. Para obtê-lo escolhemos cores opostas na roda de cores e as combinamos. Um exemplo é o AZUL com o LARANJA. Na minha opinião, é o esquema de cores que mais enriquece um ambiente e também o que mais energiza ele. Indicado para pessoas com personalidade arrojada, com gosto humorístico e imprevisível.

11

10

09

As cores de paredes são as mais fáceis de serem encontradas. O ideal é começar a partir dos itens mais difíceis, como exemplo os tapetes, e as peças de mobiliário. Claro, tudo depende da proposta do projeto, então a paleta de cores não necessariamente precisa incluir as paredes. Alguns dos projetos mais sensacionais que eu já vi utilizam o branco nas paredes, e adicionam cor a partir da decoração.

14

12

Um fator importantíssimo a ser considerado, é a questão da iluminação. As cores tem o potencial de refletir muita ou pouca luz, e isso altera completamente a percepção do ambiente. Na hora de escolher a tonalidade de tecidos e tintas para a parede, leve em consideração qual a quantidade de luz indicada para aquelas área, então fica mais fácil escolher qual cor e tonalidade é mais apropriada para o ambiente.

16

15

Um dica boa, é separa os andares através da cor. As funções de ambos os níveis geralmente são completamente diferente, sendo a de baixo para receber pessoas, preparar alimentos, e fazer as tarefas que uma casa demanda como lavar, secar e passar, enquanto a parte superior é destinada quase sempre para o descanso e privacidade , onde costuma-se localizar os quartos e banheiros privados.

Nesse ponto, as cores ajudam muito a mudar esse clima, e ajustar o ambiente para melhor atender sua necessidade.

23

22

21

19

18

17

 Bom, mas o maior segredo para o sucesso na escolha da paleta ainda é o bom gosto, arrisque!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s